A Quinta Sinfonia de Beethoven no Espaço Viveka

A Quinta Sinfonia de Beethoven no Espaço Viveka

19030347_1336697209710902_3613979357269288767_n

Na tarde do dia 10 de junho, um atento grupo de pessoas compareceu à sala Anita do Espaço Viveka para vivenciar a emocionante composição musical que mudou a história da música ocidental. Trata-se da palestra ministrada pelo regente Rafael Vicole, que apresentou “A Dramaturgia Musical em Beethoven – Sinfonia do Destino”, da série: Degustação Musical. Essa série é mais uma das atividades promovidas pela equipe do Espaço Viveka e um dos principais focos do encontro foi desvendar o fio narrativo da sinfonia.

Rafael, que é regente do Coral Juvenil de Suzano e do Coral Adulto Fábrica de Cultura Vila Curuçá, iniciou a atividade mergulhando na biografia do compositor alemão (1770-1827), trazendo à tona algumas das suas angústias e triunfos, ao mesmo tempo em que ajudava a desenhar o panorama histórico – cultural daquele período. Nesse ambiente, ele lembrou que o artista mostrava ser uma pessoa triste, e que a surdez progressiva levou-o a isolar-se cada vez mais e a viver grandes depressões. Apesar disso, continuou a produzir grandes obras musicais, a exemplo da Sinfonia Nº 5, que se tornou uma das mais populares, das mais executadas até os tempos atuais.

Nesse ponto, à meia luz, o clima tornou-se propício para a degustação atenta: uma apresentação em áudio da própria Sinfonia, com aproximadamente 35 minutos de duração.

Rafael explicou, a seguir, que a poética musical tratada nesta obra demonstra um profundo conhecimento de dramaturgia, poesia e estrutura por parte do compositor. Simultaneamente construída com a Sexta Sinfonia, a “Pastoral” (tão diferentes e tão próximas), nosso regente mostrou que a 5ª Sinfonia é, antes de tudo, pulso e ritmo. E foi cantando e mostrando mesmo, através da projeção da partitura, indicando com seu “dedo-batuta”, como apenas quatro notas se repetem, formando um tema extraordinariamente simples, o famoso “tam-tam-tam-taaaam”.

Por último, ele abriu espaço para que os participantes fizessem perguntas e comentários, resultando em um momento de trocas perceptivas e também de novos aprendizados para todos.

Segundo a professora de Artes Visuais, Luciana Fernandes, a degustação foi realmente proveitosa. Em sua opinião, a atividade foi apresentada de maneira leve: “O regente Rafael conseguiu abrir-nos para um novo olhar, uma nova forma de ouvir, ver e sentir a música. Foi desconstruindo e oferecendo um caminho novo para o sentir da música de Beethoven” explica ela, ao dizer na sequência, que o que mais marcou na apresentação foi como ele conseguiu expor algo tão complexo, de forma tão acessível. “Foi surpreendente. Agradeço a equipe do Espaço Viveka por essas aulas e demais atividades que são sempre uma surpresa, tão criativas e consistentes, cheias de sensibilidade”.

 

Sobre Rafael Vicole: além de regente do Coral Juvenil de Suzano, Coral Adulto Fábrica de Cultura Vila Curuçá com qual gravou um CD com pesquisa de músicas folclóricas – é também diretor artístico e regente titular da Orquestra Acadêmica de Suzano e Sinfonietta Paulista. Já esteve à frente de orquestras como Filarmônica Bohuslav Martinu (República Tcheca), Filarmônica de Goiás, Sinfônica do Civebra (Distrito Federal) e OSUSP. Além de ter sido regente titular da Orquestra de Repertório Manfredo de Vincenzo (orquestra do conservatório Villa-Lobos)

 

E atenção ao nosso próximo evento: Viveka no Museu

Exposição: “Cícero Dias – Um Percurso Poético”

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP), Rua Álvares Penteado, 112,Centro

Data: sábado, dia 01 de julho de 2017, às 10 horas.

Ingressos livres no local.

Mediação: Léia M. Freire e Zilpa Magalhães.

Ponto de encontro: em frente à entrada principal do museu.

Para participar, entre em contato com a secretaria do Espaço Viveka pelos telefones: (11) 2295-7961 e 99225-2074.

 

Acompanhe as próximas atividades do Espaço Viveka, por meio do nosso site: www.espacoviveka.com.br – ou, se quiser, faça-nos uma visita, de segunda a sexta, das 14h às 20h. Estamos localizados na Rua Professora Sebastiana Silva Minhoto, 375 – próxima ao metrô Carrão, em São Paulo.

b63ac6bf-d0c3-4b0f-972b-d3c179bccbc8-1024x576

18767902_1336697213044235_5478393428634413741_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar
Esconder
Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu

Selo EMF