Cópia Fiel no Espaço Viveka

div para blog

 

Vivemos numa época em que “os tempos são outros”, como diz o provérbio popular. Por que não refletir a respeito dessa realidade contemporânea, sobre os sentimentos e as ilusões em nossas relações cotidianas? Essas e outras questões serão abordadas durante o minicurso oferecido pela equipe do Espaço Viveka, baseado no filme “Cópia Fiel”, dirigido pelo cineasta iraniano Abbas Kiarostami.

 

O minicurso será dividido em quatro encontros que, além de discutir nossas relações conjugais no contexto da pós-modernidade, irá considerar sentimentos de vinculação social e as relações entre pais e filhos.

 

Para psicólogos, estudantes e interessados em geral, o curso terá início no próximo sábado, dia 7 de março, às 15h. Haverá sessão de cinema com comentários da nossa arte/educadora Zilpa Magalhães, que fará uma breve abordagem sobre a linguagem poética do filme e sobre o diretor Abbas Kiarostami.

 

Nos sábados seguintes, 14, 21 e 28 de março, a psicóloga Aceli de Assis Magalhães dará continuidade ao tema, com enfoque na dimensão dos relacionamentos humanos.

 

O filme é, segundo a psicóloga, a contribuição do olhar de um diretor iraniano que contempla a nossa cultura, permitindo diversas leituras. A ideia do curso é fazer um pequeno recorte dessas leituras, olhando principalmente para as relações familiares. Segundo Aceli, “essa é uma das possibilidades que temos de nos apropriar do filme. Pretendo usar da linguagem do diretor para pensarmos as nossas relações desde a modernidade e de como elas se mantêm na pós-modernidade”. E ainda ressalta que o filme nos leva a refletir sobre as relações humanas como um todo, os nossos papéis sociais, que não garantem, por exemplo, a qualidade do relacionamento entre as pessoas, mas a mera reprodução de lugares pré-estabelecidos. “A proposta do minicurso é focar em cada aula a dimensão das relações entre pais e filhos, o papel de esposa e a relação a partir do papel de marido”, conclui a psicóloga, ao lembrar os participantes que será oferecido certificado por hora de atividade.

 

O filme Cópia Fiel é o drama que conta a história do encontro de um autor de livros (inglês) com uma mulher corajosa e forte chamada Elle (no belíssimo papel da atriz Juliette Binoche). Ela, que é dona de uma galeria de arte, vive com seu filho pré-adolescente e se vê envolvida num romance delicado, bucólico, vivido com James Miller (William Shimell). O encontro entre os dois se dá quando James (filósofo) vai à cidade da Toscana para apresentar seu livro, no qual defende a ideia de que a cópia de uma obra de arte pode ser tão encantadora quanto a original.

A discussão do tema é feita por Elle e James, que passam uma tarde juntos. Na medida em que vão se conhecendo, desenvolvem um complexo diálogo de interpretações sobre o assunto.

Elle, envolvida pelo romance, se vê obrigada a também se confrontar com seus próprios medos.

 

Abbas Kiarostami, cineasta, poeta, roteirista, produtor e escritor, nos leva a pensar até que ponto somos a cópia de nós mesmos, numa incessante procura de nos parecermos com algo original.

 

As inscrições para o minicurso podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 21h na secretaria do Espaço Viveka – Rua Professora Sebastiana Silva Minhoto, 375 – Metrô Carrão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2295-7961.

 

Angela Marconato

Mostrar
Esconder
Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu

Selo EMF