Fim de ano: últimas atividades no Espaço Viveka

Fim de ano: últimas atividades no Espaço Viveka

2-blogAntes de falar da última atividade realizada no Espaço Viveka, convidamos nossos leitores, amigos, colegas e simpatizantes a participarem do próximo evento no local. Trata-se da “Vida noturna, vida diurna: breve introdução aos estudos de imaginação e ciência do filósofo Gaston Bachelard”. O evento será realizado no próximo sábado dia 11 de novembro, das 11h às 12h30 e conta com a presença do palestrante Carlos Rangel, que discursará sobre o tema.

Ainda dá tempo. Participe e faça sua inscrição, por meio dos telefones: (11) 2295-7961 /2225-1285.

E agora um pouco de Degustação Musical

blog1

No final do mês de outubro (28/10), a equipe do Espaço Viveka recebeu mais uma vez o regente Rafael Vicole, que falou sobre a espiritualidade na obra de Johann Sebastian Bach. A atividade intitulada “A Serviço de Deus: a espiritualidade em J. S. Bach” foi realizada na sala Anita e faz parte da Série: Degustação Musical.

Para compreender melhor a teoria dos afetos na música de Bach, o maestro introduziu primeiro uma provocação sobre o que seria a espiritualidade. A maioria dos participantes contribuiu com sua própria visão sobre o tema.

Após este momento, Rafael apresentou a bordadura, que é um conceito de composição musical. Segundo ele, aí estaria toda a propensão espiritual em Bach, pois, por meio deste procedimento encontrado em todas as suas obras, ele tece afetos e influencia, até mesmo subconscientemente, quase todos os outros compositores que vieram depois. “Aqui chego à ideia de que a espiritualidade pode estar neste procedimento, que mudou a história da música ocidental, porque todos que vieram depois, mesmo sem ter estudado Bach, usaram deste método, o que não ocorria antes dele”, explica Vicole.

A partir daí, os convidados tiveram a oportunidade de ouvir músicas de todas as fases do compositor e encontrar, auditivamente, essas bordaduras que tecem os afetos. Audições estas que foram intercaladas com a biografia do compositor, cravista, regente, professor e violinista Johann Sebastian Bach (1685-1750), que se desenvolveu profissionalmente no antigo Sacro Império Romano-Germânico, atual Alemanha.

Juliana Alexandre foi uma das participantes da atividade, que primeiramente elogiou o tema escolhido pela equipe do Espaço Viveka. Ela achou bastante importante o uso do áudio e do piano no desenvolvimento da explanação. “Isso nos ajuda a aproximar e a vivenciar, de fato, conceitos musicais “mais abstratos”. Para mim isso é essencial, porque não sei nada de teoria musical. E nesse sentido, acho que o mais legal foi quando o professor nos fez exercitar o coral”, conta Juliana que, de modo geral, achou o tema bastante interessante.

17a9b6b0-cee9-4d78-9840-0ed1e18b3862

blog2

blog4

Espaço Viveka abre as inscrições para o Bazarte 2017

Pensando nas comemorações das Festas de Final de ano e com elas, as aspirações de paz, harmonia e muitas alegrias, a equipe do Espaço Viveka promove a oitava edição do Bazarte, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, das 10h às 19h. As inscrições já estão abertas, com encerramento marcado para o dia 7 de dezembro.

Os interessados, ou seja, todos os alunos e alunas que participaram dos ateliês de desenho, escultura, entre outros, e que tenham produzido obras durante o ano letivo, poderão expor e/ou comercializar suas produções, a exemplo de telas, esculturas, bijuterias e as mais variadas peças de arte.

O evento, que é aberto à visitação do público em geral, vem sendo realizado desde 2010. Os interessados em expor no Bazarte favor entrar em contato, por meio dos telefones (11) 2295-7961/2225-1285 ou 992-252-074, das 14h às 20h, de segunda a sexta-feira. Rua Sebastiana Silva Minhoto, 375 – Tatuapé (próximo do metrô Carrão).

Participe e encontre um jeito diferente de presentear…

BAZARTE-2017-div3

 

Mostrar
Esconder
Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu

Selo EMF