Mês das crianças na Vivekinha começou com a criação de Toy Art

Mês das crianças na Vivekinha começou com a criação de Toy Art

4 de outubro de 2014 293_bNo mês de comemoração ao Dia das Crianças, a equipe da Vivekinha propôs, na manhã do último sábado (4), um momento muito especial com a “Oficina de Confecção de Toy Art em Tecido”, mediada pela arte/educadora Priscila Fumiko de Carvalho Okino.

A diversão e a novidade, que exigiu certa concentração das meninas e dos meninos que lá estiveram, foi a criação de “personagens-almofadinhas”, proporcionando à criançada uma experiência diferente: a de costurar tecidos.

A atividade teve início com uma aula sobre a modalidade do Toy Art (brinquedo de arte), que assim nos explicou Okino: “é um elemento da arte pop contemporânea que surgiu no Japão. Está ligada ao universo da arte alternativa, a exemplo de grafiteiros e designers, permitindo aos artistas, e até mesmo para o universo infantil, o distanciamento das estereotipias”.

Na oportunidade, as crianças tiveram acesso às imagens de artistas famosos, que criam desenhos e brinquedos voltados ao Toy Art, dando início a uma das primeiras etapas da atividade com a arte/educadora: a de sensibilizar o olhar de cada um. Depois disso, outras duas etapas foram apresentadas para a criação do brinquedo: planejamento (desenho de projeto de toy art) e confecção (costura e colagem).

Para a arte/educadora, as questões importantes do processo de criação são os desafios, as estratégias e os modelos que cada um utiliza para montar seu toy art, ganhando formatos diferenciados. Como esse tipo de arte sugere temáticas infantis, voltadas para personagens conhecidos como bichinhos, ou até super-heróis, termina por permitir a reinvenção do mundo imaginário das crianças.

Durante depoimento, Priscila contou que passa uma semana trabalhando no projeto de uma oficina, que dura em média três horas. “Isso me proporciona um enorme prazer, adoro!”, declara Priscila, que complementa ao dizer que: “em se tratando de criação, é preciso respeitar o amplo universo criativo das crianças. Não adianta apresentá-los a uma única resposta, pois no momento de invenção, eles elaboram diversos brinquedos imaginários. Então, surgem diferentes possibilidades para ambas as partes, e tenho que estar preparada para lidar com todas as perspectivas, até mesmo com as dificuldades”, diz.

Quem estava toda feliz após criar o seu toy art foi a pequenina Juliana de cinco anos de idade, que nos contou de sua arte sem nenhuma timidez: “Fiz um gatinho e ele se chama Pérola. Vou levar para a casa e mostrar pra meus pais”, conta a menina ao esbanjar na sequencia uma certa alegria de que seu brinquedinho ficou bonito demais, em função de dois botões colados no bonequinho porque, segundo ela, eles brilhavam muito.

Ao encerrar a atividade, a arte/educadora Priscila diz que considera o ateliê da Vivekinha como sendo seu ninho, pois foi ali que ela iniciou suas primeiras aulas de arte. “Sou grata à equipe, que compõe esse projeto tão maravilhoso, que visa, acima de tudo, estimular a criação, a memorização, a arte e o lúdico das crianças. Aprendi muito nesse espaço”, finaliza Priscila, que é licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Mantendo uma fiel parceria com a nossa Vivekinha desde o final dos anos 1990, Okino também participa do grupo Muriquinhos, que pode ser acessado no endereço: www.muriquinhos.blogspot.com

Além desse blog sugerimos aos nossos leitores acessar o álbum de fotos no flickr: https://www.flickr.com/photos/107717079@N08/

 

Angela Marconato

Mostrar
Esconder
Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu

Selo EMF