Minicurso sobre o filme Cópia Fiel no Espaço Viveka

Minicurso sobre o filme Cópia Fiel no Espaço Viveka

Cópia Fiel para o Blog

Questões como a diferença entre o original e a cópia, a semelhança da arte com a vida e as relações familiares, foram assuntos que propiciaram momentos marcados por um caloroso debate, somando-se ainda as profundas reflexões apresentadas sobre o olhar da nossa psicóloga Aceli de Assis Magalhães. Isso só foi possível através do minicurso baseado no filme “Cópia Fiel”, dirigido pelo cineasta iraniano Abbas Kiarostami, no qual os presentes tiveram a oportunidade de participar dos quatro encontros, realizados durante os finais de semana do mês de março, na sala Anita do Espaço Viveka.

 

Além de discutir nossas relações conjugais na atualidade, os encontros levaram os participantes a observar e a considerar as relações entre pais e filhos e sentimentos de vinculação social. No primeiro deles, dia 7 de março, foi realizada uma sessão de cinema com comentários da nossa arte/educadora Zilpa Magalhães, que fez uma breve abordagem sobre a linguagem poética do filme e sobre o diretor Abbas Kiarostami.

 

Nos encontros seguintes, a psicóloga Aceli, que é professora e doutora em Psicologia, deu continuidade ao tema, com enfoque na dimensão dos relacionamentos humanos. A educadora iniciou as discussões baseadas no filme analisando representações sociais referentes a ser mulher e ser homem, por meio de uma reflexão que parte da constituição da família burguesa (que começa a se constituir na Europa, por volta do século XII), distinguindo essa forma de convivência de outras formas de organização familiar, como por exemplo as famílias aldeãs ou nossos modos atuais de organização familiar.

 

Aceli explicou que, a partir desse olhar tão singular do diretor iraniano, a proposta do minicurso se deve a uma possibilidade de resgate de alguns elementos do filme, para percebermos e trabalharmos nossas concepções sobre modos de estar na vida. “É possível analisar como nossas relações vão sendo descaracterizadas enquanto experiências pessoais, tornando-nos pessoas sujeitas à repetição de modos de vida propostos” para atender certa “ordem social”, diz a psicóloga.

 

Segundo ela, quando as pessoas veem o filme pela primeira vez, geralmente mostram-se desconfortáveis, como se tivessem perdido alguma passagem que esclareceria a “verdadeira” relação do casal protagonista. Entretanto, quando se detém pausadamente aos detalhes das cenas, podem perceber como muitas vezes o diretor demarca os diálogos, utilizando-se de frases e passagens da história do ocidente, orientando nosso olhar para reconhecer os aspectos ‘doentios’ que nossa cultura construiu nas relações conjugais e familiares.

 

Aceli também se refere à magnífica visão filosófica desse diretor iraniano, que indica o quanto representamos papeis. “Isso é fato. Estamos o tempo todo reproduzindo papeis, sem pensarmos no sentido do que vivemos. Talvez seja justamente nessas questões, que precisamos observar com cuidado o sentido que atribuímos às coisas”.

 

Ela esclarece ainda que o filme Cópia Fiel deixa evidente o quanto a subjetividade, a experiência em si, se perde para dar lugar a certas obrigações de como estar na vida.  “A proposição do minicurso Cópia Fiel é levar as pessoas a refletirem sobre a sua própria realidade e com isso buscarem, através de uma análise crítica pessoal, melhor qualidade de vida”, explica Aceli ao completar: “a imagem que encontramos, tanto no filme, como no minicurso é: ‘A Vida Como Obra de Arte, ou seja, você não faria duas iguais’”, ressalta.

 

Informe-se sobre as próximas palestras e atividades realizadas aqui no Espaço Viveka por meio dos telefones (11) 2295-7961 / 2225-1285, ou pelos e-mails: contato@espacoviveka.com.br e viveka@viveka.com.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 14h às 21h.

 

Espaço Viveka está localizado na Rua Professora Sebastiana Silva Minhoto, 375, próximo ao metrô Carrão, no bairro do Tatuapé.

 

Aqui você encontra a articulação de várias áreas de conhecimento, como os cursos nos Ateliês de Desenho, Pintura e Escultura; a área de Educação, composta por equipe multidisciplinar; os espaços de Terapias, que visam à promoção de bem-estar; dentre tantas outras possibilidades. Visite também nosso site: www.espacoviveka.com.

 

Mostrar
Esconder
Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu

Selo EMF