“Mistérios do Japão” foi tema de palestra no Espaço Viveka

“Mistérios do Japão” foi tema de palestra no Espaço Viveka

Tiemi-4

Na tarde do dia 11 de março, a sala Anita do Espaço Viveka foi palco de uma palestra inédita, que emocionou os convidados. O encontro abordou os Mistérios do Japão: uma viagem por meio de experiências sagradas, de mistérios e significados da cultura japonesa, suas lendas mitológicas, passando por números, proporções e música. Trata-se de um estudo apresentado de forma surpreendente pela empresária, escritora e contadora de história Tiemi Yamashita e pelo professor, arquiteto e designer Edson Tani (formado pela FAU-USP e Mestre pela Universidade Mackenzie).

 

“A palestra Mistérios do Japão é um trabalho que reúne o encantamento das Lendas Mitológicas Japonesas e curiosidades a respeito das artes, design, música e sua relação com a proporção área”, explica Tiemi, que durante a atividade no Espaço Viveka apresentou-se vestida de gueixa.

 

Com base nesses estudos, o termo “sustentabilidade” foi amplamente debatido pelos dois profissionais. Tiemi diz que a atual escassez de recursos está acelerando a tomada de consciência por parte da sociedade. “Talvez seja o momento ideal para compreendermos que podemos fazer escolhas mais sustentáveis em nossa vida. Eu costumo fazer três perguntas antes de consumir: É barato? É caro? É sustentável? Quando incorporamos a consciência do que é sustentável, as escolhas se tornam mais simples”, pontua.

 

Ela propõe a expressão japonesa “Mottainai”, cuja tradução indica muito mais que não desperdiçar. Esse termo, segundo Tiemi, nos remete ao real valor dos recursos que temos à nossa disposição. “Isso nos provoca uma reflexão se estamos sendo dignos de ter esses recursos. Essa consciência é que nos desperta para a gratidão e, por isso, não devemos desperdiçar nenhum recurso, seja ele tangível ou intangível”, enfatiza.

 

Ainda segundo a escritora, o projeto Mistérios do Japão surgiu do encontro de seu trabalho com as lendas japonesas, ligados aos estudos de Proporção Áurea do arquiteto Edson Tani, que é um especialista neste assunto. Essa relação, segundo ela, é muito forte com a sustentabilidade.  “Há três anos voltei de uma viagem e estava fascinada com o livro Os Japoneses, da Célia Sakurai. Na ocasião, comentei com o Tani que tinha vontade de fazer uma palestra abordando curiosidades da Cultura Japonesa. Ele topou. Começamos a trabalhar no tema e descobrimos que não existia literatura fazendo esses links e criamos uma palestra com uma abordagem inovadora. Tani apresentou aspectos da cultura e pontuou sua relação com Proporção Áurea e as artes. O trabalho ficou lindo e muito rico em termos de conteúdo”, conclui Tiemi Yamashita.

 

Na opinião da artista plástica Adriana Fernandes de Oliveira, a palestra, além de ser emocionante, trouxe aprendizados do Japão que ela desconhecia. “Achei muito boa porque falou da cultura do Japão de forma abrangente e veio de encontro com uma pesquisa que estou fazendo. Fiquei encantada com a contação de histórias, principalmente o instrumento musical que transforma as imagens em música. É impressionante!” Quanto à sustentabilidade, Adriana acredita que a sociedade está mais consciente, até mesmo por necessidade. ”A visão que passaram durante a palestra tem um sentido maior, porque está integrada ao sentido da vida, de sermos gratos aos recursos sem desvaloriza-los”, finaliza ela ao sugerir que poderia ter algum material virtual para ser enviado aos participantes sobre a temática.

 

Quem também participou da palestra foi a professora de dança Luciana Fernandes, que se surpreendeu com o conteúdo passado de forma leve e criativa. “Aprender sobre a cultura japonesa, por meio da geometria foi extremamente importante. O tema foi apresentado de forma lúdica, permeada pela narrativa dos mitos japoneses. Algo também marcante foi a entrada da contadora de histórias e também o momento em que foram extraídos sons das imagens”, conta Luciana ao dizer, na sequencia, que o termo sustentabilidade é um caminho a percorrer, mas os primeiros passos, segundo ela, já foram dados.

 

Para saber mais sobre o Mottainai acesse o canal do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hfKRsVlRBV8

 

 

 

Agora é a vez de Beleza Americana

 

O que é certo e o que é errado? O que realmente vale a pena? O que faz sentido? Essas são algumas das questões que serão abordadas após a exibição do filme Beleza Americana, na sala Anita do Espaço Viveka, no próximo sábado (01/04), às 14h30. Após a sessão de cinema será realizado um debate com as psicólogas Ana Maria Ferreira e Carolina Kokkinos.

 

Com estreia em 1999, o longa do diretor Sam Mendes, ganhou cinco estatuetas do Oscar, incluindo a de melhor filme. O filme é incrivelmente misterioso em função de um dos protagonistas, Laster Burnhan (Kevin Spacer), que se dá conta que não suporta mais o seu emprego. Ele também se sente impotente e infeliz em todos os sentidos. Mas o roteiro do filme é envolvente e faz que com a história tenha um final surpreendente.

 

O nome do filme Beleza Americana foi escolhido em função do nome de um tipo de rosa cultivada nos Estados Unidos, que não possui espinhos, ou cheiro. Seria uma referência ao vazio dos americanos comuns que tentam parecer ser o que não são.

 

Participe!

 

É necessário realizar inscrição antecipadamente com a Jacqueline no telefone (11) 2295-7961, a partir das 14h. O Espaço Viveka fica localizado na Rua Professora Sebastiana Silva Minhoto, 375 – próxima ao metrô Carrão, em São Paulo. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone: (11) 99225-2074.

 

bd2aa7f0-29d4-478d-ba37-51f133ed56501-1024x576

718b153b-84ab-48d8-84ee-731f1ee9885f-576x1024Tiemi-2-661x1024a02cc6c8-f2b9-47d1-9064-254cb7db5e75-576x1024

36f99a57-2384-4b52-b864-053ee3ca13ef-576x1024

6e3ee9ed-94cc-42b6-8d34-86d54c5ea92e-1024x576

Tani-3

Tiemi-3-1024x549

39d6fe84-225c-4f67-90aa-7a0f343f8b1c-576x1024

Tiemi-6-1024x618

Tiemi-5

1 Comment

  1. Bablofil disse:

    Thanks, great article.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu

Selo EMF