Oficina de experimentação artística com materiais comestíveis na Vivekinha

Oficina de experimentação artística com materiais comestíveis na Vivekinha

PARA VER OU PARA COMER-1

 

Agora é a vez da turminha da Vivekinha entrar em ação no Espaço Viveka e sabe de que forma? Participando da oficina de experimentação artística com materiais comestíveis, intitulada: “Para ver ou para comer?” O encontro ocorrerá na manhã do próximo sábado dia 16 de maio, das 9h30 às 12h30.

 

A mediadora e arte/educadora Priscila Okino explica a importância da atividade para as crianças, ressaltando que a proposta também é uma maneira lúdica de pontuar diferentes aspectos da arte contemporânea.

 

Ela esclarece que não é de hoje que os alimentos servem de inspiração para a criação de imagens na arte. Ora apareciam no cenário de pinturas, ora ocupavam o foco da imagem, como nas naturezas-mortas.

 

Segundo Priscila, foi com a arte contemporânea que o alimento deixou de ser apenas tema para também tornar-se matéria-prima de muitas obras. Ela cita algumas, como por exemplo o “Biscoito Arte” de Regina Silveira (além de ser vista, a arte pode ser degustada e deglutida). Já Anna Bella Geiger desenhou um mapa do Brasil dando mordidas em uma fatia de pão. E ainda o artista Vik Muniz, que ficou bastante conhecido por seus retratos feitos com açúcar, calda de chocolate e outros alimentos.

 

Ela comenta ainda que as possibilidades do uso de alimentos na arte e as relações entre a culinária e a arte não param por aí. “Quando montamos um prato, também podemos pensar nas qualidades visuais dos mesmos. Há quem diga que um prato com cores variadas tem muito mais chance de ser saudável”. E ela diz mais: “Utilizar ingredientes comestíveis para desenhar, pintar e construir atividades artísticas é uma ótima forma de mostrar para as crianças como a arte contemporânea incorpora diferentes materiais e conversa com variadas áreas de conhecimento. Uma infinidade de materiais que não são considerados “artísticos” pode ter um potencial expressivo, tanto quanto a velha e boa tinta, pincel e lápis de cor”, afirma.

 

Por fim, a educadora também orienta que é preciso estudar e experimentar cada material para que ele possa ser transformado em um trabalho. Além disso, o trabalho com alimentos possibilita a introdução do conceito de efemeridade na arte.

 

Ao concluir, Priscila explica que durante a oficina: Para Ver ou Para Comer? as crianças poderão pensar sobre as qualidades visuais dos alimentos e realizar experimentações com materiais comestíveis. Confeccionarão um trabalho de recorte e colagem, que poderá ser transformado em uma toalha americana, e construirão estruturas divertidas com jujubas coloridas. Em meio a isso tudo, conhecerão obras de artistas que também fizeram essas misturas.

 

Para saber mais sobre essa atividade e as próximas palestras realizadas aqui no Espaço Viveka, contate-nos através dos telefones (11) 2295-7961 / 2225-1285, ou pelos e-mails: contato@espacoviveka.com.br eviveka@viveka.com.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 14h às 21h.

 

Espaço Viveka está localizado na Rua Professora Sebastiana Silva Minhoto, 375, próximo ao metrô Carrão, no bairro do Tatuapé.

 

Aqui você encontra a articulação de várias áreas de conhecimento, como os cursos nos Ateliês de Desenho, Pintura e Escultura; a área de Educação, composta por equipe multidisciplinar; os espaços de Terapias, que visam à promoção de bem-estar; dentre tantas outras possibilidades. Visite também nosso site: www.espacoviveka.com.

Mostrar
Esconder
Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu

Selo EMF