Panorama da História da Arte Ocidental e Simbolismo do Corpo Humano, no Espaço Viveka

Panorama da História da Arte Ocidental e Simbolismo do Corpo Humano, no Espaço Viveka

img_ha_Parthenon_ajustado

 

Estamos nos aproximando do mês de março e a Equipe do Espaço Viveka já preparou sua agenda que, diga-se de passagem, vem preenchida de novidades imperdíveis e memoráveis.

 

No dia 2 de março, segunda-feira, das 19h30 às 21h30, a nossa arte/educadora Zilpa Magalhães dará início ao Panorama da História da Arte Ocidental, iniciando pela Grécia Antiga. Nos próximos oito encontros, que acontecerão no decorrer deste ano, os interessados poderão conhecer um pouco mais sobre: o Período Medieval, época dos grandes castelos e das imagens carregadas de significados metafísicos, com início no século V da nossa era; o Renascimento, que retoma os ideais de equilíbrio e proporção da arte grega, e o Maneirismo com imagens de intenso movimento, séculos XV e XVI; seguindo para o Barroco e o Rococó, das oposições doídas e profundas do primeiro, aos prazeres sensoriais do segundo, século XVII a inícios do século XIX; posteriormente veremos como o Neoclassicismo retorna aos ideais clássicos, enquanto o Romantismo prefere seguir ideais mais subjetivos e emocionais, do final do século XVIII e começo do século XIX; depois, vamos nos deliciar com os efeitos de luz e de cor dos Impressionistas e dos Pós-Impressionistas, do final do século XIX; entraremos então no século XX para conhecer as vanguardas históricas (Cubismo, Expressionismo, Surrealismo etc.) do Período Modernista e finalizar os estudos trazendo as hibridizações da arte Pós-Moderna e Contemporânea, da segunda metade do século XX em diante.

A finalidade dos encontros, segundo Zilpa, é desenvolver com as pessoas diferentes leituras de imagens e conhecer os contextos históricos e culturais que possibilitaram essas construções. “Para começar, proponho conversar um pouco sobre o que chamamos de ‘clássico’, palavra que até hoje é atribuída a determinados objetos ou pessoas. Entender, por exemplo, o porquê da imagem ter sido construída daquele jeito e como os acontecimentos de seu tempo podem estar refletidos ali”, conclui Zilpa.

Voltado para estudantes e interessados em geral, os encontros serão realizados no Espaço Viveka uma vez por mês, sempre às segundas-feiras.

 

Simbolismo do Corpo Humano, seus aspectos Psicossomáticos e Psicoterapia Corporal

 

Esta será a próxima atividade oferecida no Espaço Viveka, com início marcado para terça-feira, dia 3 de março. O encontro terá início às 14h00 com término às 16h00, com a coordenação da psicóloga Magda Domingues (pós-graduada em psicologia psicossomática e em técnicas corporais). A proposta da psicóloga é montar um grupo de estudos com profissionais da área da saúde e outros, direcionado, principalmente, a quem se interessa por psicossomática e trabalhos corporais. Os encontros serão realizados no decorrer do ano e a duração total será de 68 horas.

Magda explica que a proposta da atividade é a compreensão do simbolismo do corpo humano; o que representa cada órgão no processo da somatização da doença. Diz que as doenças, geralmente são desencadeadas por dificuldades emocionais e exemplifica: “Se uma pessoa adoece no fígado, ela precisa entender o que simboliza esse órgão, para melhor compreender a origem da doença e quais são as questões emocionais que, nela, estão envolvidas”. Acredita que “ao olhar atentamente para a doença e para o simbolismo do órgão adoecido a pessoa compreenderá melhor a sua dinâmica de vida e terá a condição de buscar a transformação (fazer a morte simbólica). A partir desta consciência, poderá mudar seu jeito de viver e trilhar o caminho da cura”.

Além de abordar o simbolismo do corpo humano e os aspectos psicossomáticos, ensinará também algumas técnicas corporais como uma prática de psicoterapia.

As inscrições para o curso Panorama da História da Arte Ocidental e para o grupo de estudo sobre o Simbolismo do Corpo Humano podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 21h00 na secretaria do Espaço Viveka – Rua Professora Sebastiana Silva Minhoto, 375 – Metrô Carrão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2295-7961.

 

Angela Marconato

Mostrar
Esconder
Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu

Selo EMF