“Teares Encantados” no ateliê da Vivekinha

“Teares Encantados” no ateliê da Vivekinha

azul

Para encerrarmos o último final de semana das comemorações ao mês das crianças, nada melhor que a nova proposta da arte/educadora Priscila de Carvalho Okino, a ser realizada no próximo sábado (25), das 9h00 às 12h00, para crianças a partir de 04 anos.

 

Priscila abrirá a oficina “Teares Encantados” mostrando às crianças alguns modelos de teares para, a seguir, propor a construção e o uso de um tear improvisado. A ideia é compartilhar com elas: a medição, o recorte, a montagem da urdidura e da trama, para finalizarem, então, uma pequena peça.

Segundo a arte/educadora, na atualidade a maioria dos tecidos é feita industrialmente, mas ainda existem muitas pessoas que mantêm a prática da tecelagem manual. “A transformação dos fios em tecidos com infinitas combinações de cores e texturas parece uma mágica. Talvez, por isso mesmo, muitas histórias trazem personagens hábeis na arte da tecelagem, como Penélope e Aracne”, diz ela. Assim, além da criançada construir o seu próprio tear com materiais reaproveitados, Priscila pretende contar-lhes algumas dessas histórias pois, “transformar fio em tecido é uma das técnicas praticadas pela humanidade desde os mais remotos tempos”, lembra.

 

Durante todos os finais de semana deste mês de outubro realizamos várias atividades aqui na Vivekinha. Sábado passado foi a vez dos parangolés, em encontro mediado por Zilpa Magalhães, que relata: “todas as crianças mostraram muita empolgação enquanto se divertiam com materiais tão díspares, foi duro parar! Contudo, no final do encontro, tive uma surpresa engraçada, porque uma das pequenas negou-se veementemente a vestir seu parangolé, enquanto outra foi recolhendo materiais para levar para casa, alegando que queria fazer mais e dançar com outros amigos …” 18 de outubro de 2014 054 18 de outubro de 2014 04518 de outubro de 2014 047

Mostrar
Esconder
Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu

Selo EMF